Os preços para iniciar uma conversa no WhatsApp são divididos em quatro categorias, cada uma com uma janela de duração de 24 horas, apenas conversas gratuitas tem a janela de duração maior, sendo 74 horas. Essas categorias determinam o tipo de interação e têm impactos distintos nos custos e no uso das mensagens.
1. Marketing
Mensagens voltadas para engajamento e conversões, permitindo alcançar diversos objetivos, como aumentar o reconhecimento da marca, impulsionar vendas e reativar clientes. Exemplos incluem:
- Anúncios de novos produtos, serviços ou recursos.
- Promoções e ofertas personalizadas.
- Lembretes de abandono de carrinho.
2. Utilidade
Mensagens relacionadas ao acompanhamento de ações ou solicitações do usuário, garantindo comunicação eficiente e relevante. Exemplos incluem:
- Confirmação de aceitação de termos ou serviços.
- Atualizações sobre pedidos ou entregas (ex.: status de envio).
- Alertas de conta e lembretes de pagamento.
- Pesquisas de satisfação e feedback.
3. Autenticação
Mensagens destinadas à verificação da identidade do usuário por meio de códigos de acesso temporários, utilizadas em processos como:
- Verificação de login.
- Recuperação de conta.
- Autenticação em duas etapas.
4. Serviço
- Mensagens livres, utilizadas para responder às dúvidas dos clientes e oferecer suporte direto.
Os preços de cada tipo de conversa iniciada é recomendado verificar diretamente na documentação da API da Meta pois pode sofrer alterações junto de suas regras, link abaixo:
Preços de conversas iniciadas de acordo com o modelo de mensagem
Múltiplas Conversas
É possível ter mais de uma conversa aberta com um cliente nos seguintes casos:
- Uma conversa de marketing, utilidade ou autenticação já está ativa, e você envia um modelo de outra categoria dentro de 24 horas.
- Há uma conversa de serviço em andamento, e você envia um modelo de mensagem dentro do mesmo período.
Conversas com Ponto de Entrada Gratuito
Esse tipo de conversa é iniciado quando:
- O cliente entra em contato por meio de um anúncio de clique para o WhatsApp ou um botão de chamada para ação do Facebook.
- Você responde dentro de 24 horas.
Caso você não responda nesse período, será necessário enviar um modelo de mensagem pago para iniciar uma nova conversa.
Regras das Conversas com Ponto de Entrada Gratuito:
- Têm duração de 72 horas, a partir da entrega da primeira resposta.
- Durante esse período, é possível enviar qualquer tipo de mensagem sem custos adicionais.
- A janela de atendimento ao cliente (para mensagens livres) dura 24 horas a partir do último contato do cliente.
Exemplo: Se um cliente clicar em um anúncio e enviar uma mensagem às 10h, e você responder às 22h com um modelo:
- A conversa gratuita inicia às 22h e dura 72 horas.
- Você pode enviar modelos de mensagem sem custo nesse período.
- Mensagens livres só podem ser enviadas até às 10h do dia seguinte (fim da janela de atendimento). Caso o cliente interaja novamente, uma nova janela de 24h será aberta.
Monitoramento de Custos e Métricas
Para um controle mais preciso do uso e dos custos das mensagens enviada, é essencial acompanhar as métricas disponibilizadas pela Meta. Essas informações podem ser acessadas diretamente pelo link:
Após acessar localize e clique no seu número
Em Insights desça um pouco a tela e terá alguns gráficos com as utilizações de conversas pagas/gratuitas