1° Parte: Criação do aplicativo
Antes de fazer a integração, é necessário ter alguns documentos que são solicitados pelo Facebook
CNPJ da empresa
Alvará de funcionamento
Contrato social ou certidão de constituição
Itens necessários para validar o aplicativo:
O aplicativo deve ter um ícone nas dimensões 1024px por 1024px
O aplicativo deve ter uma página de política de privacidade dentro do site da imobiliária, por exemplo: www.minhaempresa.com.br/politica-privacidade-app, caso o seu site não possua essa página, você deve entrar em contato a empresa que administra o site para criar essa página, caso seja nosso cliente de site, o site já possui essa página
Depois de ter todos os requisitos você deve entrar no site Meta for Developers (facebook.com) e criar uma conta. Basta seguir o passo a passo.
Depois de criar a conta no Meta Developers, você vai precisar agora criar um aplicativo para utilizar a integração. Para criar o aplicativo você precisa clicar no botão "Criar Aplicativo" e depois seguir com os passos necessários e preencher as informações que forem necessárias.
Depois de criar o aplicativo, você será levado para a tela principal do aplicativo. O que você precisa fazer agora é selecionar a opção " Configurações do app -> Básico" no lado esquerdo da tela.
Na tela que abrir você terá que preencher as informações solicitadas. Nessa tela, nem todas as informações são obrigatórias, as obrigatórias estão marcadas em vermelho na print abaixo.
*A politica de privacidade é referente ao site da imobiliária e não ao sistema Imoview
Depois de preencher essas informações, desça até o final da página para adicionar o site da imobiliária no aplicativo. Ao final, salve as alterações.
Depois de preencher as informações, você já pode salvar as alterações e seguir para a próxima etapa. Para prosseguir, clique em Análise do aplicativo->Solicitações e selecione "Solicitar permissões ou recurso" e na próxima tela, basta buscar pela permissão "leads_retrieval" e solicitar o acesso avançado.
Depois de solicitar o acesso avançado e continuar para a análise do aplicativo, você vai ser levado para a tela de solicitações, nela você terá que seguir todas as etapas até a conclusão da sua solicitação. Nessa próxima fase, talvez seja necessário verificar a empresa no Facebook, caso você já possua um aplicativo criado, muito provavelmente você já tem a sua empresa verificada, caso contrário, será necessária essa verificação. Para começar, você precisa clicar na setinha azul e selecionar a conta a ser utilizada e seguir os passos apresentados pelo Facebook.
Depois de verificar a empresa, você precisa responder a um formulário sobre a utilização dos dados que serão coletados dos leads.
No formulário você verá um botão "Adicionar operador de dados", ao clicar nesse botão, você pode preencher o próprio nome da imobiliária como o nome do operador de dados e depois de preencher todas as informações, salve o formulário.
A próxima fase você vai precisar selecionar a categoria do aplicativo, você pode selecionar a categoria "Negócios e página".
Depois de selecionar a categoria do aplicativo, você vai passar para a última etapa dessa primeira parte da integração. Nessa última fase, você vai precisar fornecer mais detalhes para a verificação do aplicativo. Para isso nós temos um texto pronto para você utilizar, você só precisa alterar algumas informações presentes no texto, sendo elas o nome da imobiliária e o ID do aplicativo.
Texto:
Este aplicativo foi criado com o objetivo de otimizar o trabalho da (NOME DA IMOBILIÁRIA) integrando os leads vindos do Facebook com o Imoview CRM, que é o CRM que a empresa utiliza.
Hoje quando um novo lead chega através dos formulários do Facebook, o departamento de marketing tem que baixar os leads e cadastrar todos um por um.
A ideia do aplicativo é:
Quando o lead chegar via formulário do Facebook o Imoview CRM vai usar uma chamada para identificar os novos leads e cadastrá-los automaticamente no sistema, poupando assim o cliente (NOME DA IMOBILIÁRIA) de ter um retrabalho neste processo.
A chamada que nós acessamos é:
https://graph.facebook.com/v9.0/ID_DO_APLICATIVO/test_leads?access_token=EAADBloEDGwYBAFu6rJ7xiDESL0uNMv27UAlZCEbpaEGRvTfA6zFVit5G0f0lenEdna6IVZCkbtcZC7W39ScZApkkECdTOFRRd8KRwZAkI6YdOh28Sm2U8YLmeW9YMBkHZB7ZBzCB9D7iSvU4bzod1OPkZAnXqeug4cS5QxdeyrMR8WvZA9bHvqI0ZBEQnQlPiZBxccX4SO45l9elAZDZD
Verificamos os leads devolvidos no JSON e adicionamos estes leads no CRM de forma automática.
As informações que você precisa alterar são o nome da imobiliária e o id do aplicativo. Para pegar o ID, você vai procurar na sua barra de pesquisa o ID que fica logo após o apps ou ao lado do nome do aplicativo que você está configurando
Depois de avançar, basta iniciar a próxima etapa dessa última fase e preencher o mesmo texto que você preencheu na etapa anterior e concordar com os termos.
Depois de salvar, basta enviar o aplicativo para a análise e concordar com os temos. Depois disso, basta aguardar o tempo pedido pelo Facebook para concluir essa análise, o que pode demorar até 5 dias úteis.
2° Parte: Após a autorização do aplicativo
Após a validação do aplicativo por parte do Facebook, você precisará acessar o explorador da GraphAPI e configurar algumas permissões. São elas:
-pages_show_list
-leads_retrieval
-pages_read_engagement
-pages_manage_metadata
-pages_manage_ads
Depois de adicionar as permissões, você precisará gerar o token de acesso. Para gerar basta clicar no botão azul e, depois de gerar, você irá estender a duração desse token. Clique no símbolo "i" e clique em abrir na ferramenta de token de acesso, desça até o fim da página e clique em estender token de acesso. Depois de estender, copie o token que apareceu e adicione ele nas automações do sistema acessando o menu Configurações->Automações.
Lembrando que o token que você vai colocar no sistema NÃO é o link do Facebook da empresa. O Token aparece em verde na sua tela.
Após configurar o token, você precisa configurar os formulários instantâneos. Para configurar você irá acessar o Meta Business Suite da empresa que você validou para o aplicativo, expandir o menu lateral e buscar a opção de formulários instantâneos.
Na tela de formulários, você vai ter a listagem de formulários já existentes e também a opção de criar um novo. Os formulários já criados e listados tem uma caixa de seleção disponível para marcar. Marcando essa caixa você verá as informações do formulário. Para colocar no sistema, a informação importante são o ID do formulário e o nome dos campos.
Com o ID do formulário em mãos, você pode agora abrir o explorador da GraphAPI lá nas configurações do seu aplicativo e testar o ID do formulário que você copiou.
Você pode acessar a GraphAPI através do menu Ferramentas
Para testar você pode substituir o id_do_formulario pelo código que você copiou, escrever /leads depois e clicar em enviar. Depois de enviar, se houver algum lead no formulário, eles serão listados.
Essa barra deve fico como: id_do_formulário/leads
Depois de listar o leads, você precisará verificar o nome dos campos, pois eles serão utilizados no CRM para trazer as informações presentes no formulário.
Já dentro do sistema, você precisará ter acesso a parte de automações do Imoview. Depois de abrir as configurações, acesse automações e lá você verá a parte de integração dos formulários do Facebook. Clique em Novo formulário.
Na nova janela, você deverá preencher as informações solicitadas. Em amarelo o ID do formulário e em magenta o nome dos campos retornados na API do Facebook.
O código do imóvel deve ser preenchido se a finalidade e a unidade não forem selecionadas.
Depois de salvar, a integração com o Imoview CRM estará concluída.
Caso tenha alguma dúvida durante o processo, entre em contato com nossa equipe de suporte através do e-mail: suporte@unsoft.com.br ou chat do sistema.
A equipe estará a disposição para te auxiliar.