Central de ajuda  »  Imoview Whatsappbot  »  Como criar novos templates de automação no Imoview WhatsAppBot?

Como criar novos templates de automação no Imoview WhatsAppBot?

Para realizar a criação de novos templates de WhatsApp dentro do sistema, você precisa acessar as configurações do sistema Imoview



Depois em tabelas auxiliares



 Descendo um pouco a tela, logo na ultima linha, primeiro card estará a tabela "Templates WhatsApp"



Dentro da página de templates clique em "ações", no menu suspenso clique em "Novo template WhatsApp"



Abrirá uma tela em que você poderá realizar a criação do seu próprio template, após isso basta clicar em "salvar"


Obs: Lembre-se de selecionar o "tipo" correto de template que deseja criar, podendo ser "Automações", "Iniciar conversa" ou "Personalizado"



Alterando template

Em listagem de template realize o filtro para que você localize corretamente o template que deseja alterar


Obs: Só pode ser alterado o template que ainda não foi aprovado


Clique em ações depois em alterar


Após clicar em alterar abrirá uma nova tela que carregará todas as informações do template atual onde você você poderá realizar as alterações.
Antes de confirmar a alteração é importante verificar se esta tudo como você deseja pois após aprovação não é possível alterar.




Regras para Templates de Mensagens no WhatsApp


1. Conteúdo Permitido

  • Mensagens Utilidade: Notificações, lembretes, atualizações de status e confirmações.
  • Mensagens de Marketing: Promoções, ofertas e conteúdo publicitário (somente com o consentimento prévio do usuário).


2. Estrutura da Mensagem

  • Campos de Placeholder: Use {{1}}, {{2}}, etc., para variáveis que serão preenchidas dinamicamente, pode ser utilizado apenas 1 no header e vários no body da mensagem.
  • Cabeçalho: Opcional. Pode conter texto.
  • Corpo: Obrigatório. Contém o texto principal da mensagem.
  • Rodapé: Opcional. Adicione informações complementares.
  • Botões: Opcional. Pode incluir botões de resposta rápida ou links.


Obs: Para variáveis você deve certificar-se que a quantidade de caracteres escrito seja o suficiente para que a meta aceite o template, normalmente é aceito por volta de 15 a 23 caracteres por variável. 


3. Boas Práticas

  • Clareza e Concisão: As mensagens devem ser claras e diretas.
  • Personalização: Utilize placeholders para personalizar a mensagem para cada usuário.
  • Relevância: Certifique-se de que o conteúdo é relevante para o destinatário.
  • Consentimento: Tenha o consentimento prévio dos usuários para enviar mensagens de marketing.


4. Restrições de Conteúdo

  • Proibido :Mensagens que contenham conteúdo abusivo, ameaçador ou discriminatório.
  • Mensagens que promovam produtos ilegais ou atividades ilícitas.
  • Spam ou mensagens em massa não solicitadas.
  • Informações falsas ou enganosas.


5. Processo de Aprovação

  • Submissão: Envie o template para aprovação através do painel de controle do WhatsApp Business.
  • Revisão: O WhatsApp revisará o template para garantir conformidade com as políticas.
  • Feedback: Em caso de rejeição, serão fornecidos motivos e recomendações para correção.
  • Tempo de Aprovação: Geralmente, leva de algumas horas a um dia útil.


Obs: a validação do tipo do template é feita inteiramente pela Meta(WhatsApp) caso tenha sido recusado você pode alterar a mensagem do template ou alterar somente a categoria do template(só é possível alterar o template 1 vez por dia, 24 horas).

Limites de Caracteres para templates de Mensagens no WhatsApp


Os templates também possuem limites de caracteres que devem ser seguidos devido a politicas da Meta 


Cabeçalho

  • Texto: Máximo de 60 caracteres (contando variáveis, cabeçalho permite apenas 1 variável).

Corpo

  • Texto: Máximo de 1024 caracteres (contando variáveis).

Obs: Em modelos de mensagem tipo Marketing é possível ter até 10 emojis.


Rodapé

  • Texto: Máximo de 60 caracteres.

Botões

  • Botões de Resposta Rápida:
  • Máximo de 10 botões por template (Passando de 3 botões, ficam 2 à mostra na mensagem e os outros ficaram em uma "lista")
  • Cada botão pode ter até 25 caracteres.
  • Botões de Chamada para Ação:
  • Máximo de 2 botões por template.
  • Cada botão pode ter até 25 caracteres (25 caracteres não levando em conta o link).

Campos de Placeholder

  • Os placeholders são incluídos dentro dos limites de caracteres do campo em que são utilizados.

Importante sempre se atentar as mudanças que podem ocorrer nas regras e limitações de template


Link para acompanhamento de regras e limitações: Regras e limitações