Central de ajuda  »  Imoview ADM  »  Como cadastrar um contrato de aluguel no Imoview ADM?

Como cadastrar um contrato de aluguel no Imoview ADM?

Primeiramente você precisa ter autoridade para Incluir Novo Contrato

Para incluir um novo contrato clique em Contratos > + Novo Contrato > Selecione o Negócio (gerado no CRM) que deseja fazer o contrato. Se você preferir pode fazer um filtro para localizar o negócio por Unidade, Imóvel, Cliente ou Data em que o negócio foi realizado

 

Agora siga o passo a passo de cada etapa:


 

1 - Dados Principais:

Situação Em Moderação: Todo contrato incluído ficará em moderação até que um usuário que tenha permissão ative o contrato.

Retenção IRRF: Não precisa se preocupar com a retenção de IRRF. O próprio sistema já reconhece se o contrato deve ou não fazer a retenção de IRRF e já mostra na própria tela de inclusão.



Para saber mais sobre IRRF clique aqui.

Unidade: Selecione qual unidade (filial) este contrato vai pertencer.



Prazo: Informe a quantidade de meses do contrato 

Início do Contrato: Informe a data do início do contrato 

Fim do Contrato: O sistema calcula automaticamente a data de término do contrato

Próximo Reajuste: O sistema preenche automaticamente a data do próximo reajuste 1 ano depois da data do início do contrato. No entanto pode-se alterar a data do próximo reajuste.

Dia Início Período: É o dia inicial do período do aluguel (30 dias)

Exemplos: 

Início: 5 - O aluguel será cobrado do dia 05/xx a 04/xx

Início: 1 - O aluguel será cobrado do dia 01/xx a 30/xx

Dia Vencimento Aluguel: É o dia do vencimento do aluguel. Após esta data considera-se que o aluguel estará atrasado aplicando-se os eventuais acréscimos, observando-se o prazo de tolerância se for o caso (ver na aba percentuais e taxas).

Atenção: Para datas de vencimento igual a 29, 30 e 31 o sistema irá lançar automaticamente a data de vencimento do aluguel sempre no último dia de cada mês corrente.

Forma de cobrança: Selecione a forma de cobrança deste aluguel.

Aluguel Vencido (PÓS) é quando o locatário utiliza o imóvel para depois pagar. Só paga o aluguel depois.

Aluguel Adiantado (PRÉ) é quando o locatário paga para depois utilizar o imóvel. Há uma antecipação do aluguel.



Forma de recebimento: É a maneira que este aluguel deverá ser pago pelo locatário (Boleto, Carteira ou Deposito)

Destinação Contrato: Residencial ou Não Residencial

Ramo de Atividade: Quando a destinação do contrato for não residencial informe o ramo de atividade do contrato

Índice de Reajuste: Selecione um índice para reajustar o contrato. (deve estar previamente cadastrado em Configurações > Tabelas Auxiliares > ADM > Índices)

Padrão: Selecione um número para identificar qual padrão deste contrato. Pode ser utilizada para fazer várias separações de tipos de contratos como contratos corporativos, etc.



É garantido: Selecione como será feito o Repasse do aluguel.

Não: O repasse para o Locador só será liberado após a quitação do Locatário.

Sim: O repasse para o Locador ficará disponível para o Locador independente da quitação do Locatário conforme regras abaixo:

Fixo: a garantia do aluguel será até a rescisão do contrato de locação. Portanto todos os alugueis ficarão desbloqueados para repassar ao Locador.

Quantidade de meses: a garantia do aluguel será limitada a quantidade de meses informada no contrato. Assim essa quantidade ficará desbloqueada e as demais bloqueadas.



Responsável pelo Contrato: Caso deseje você pode selecionar um responsável por cada contrato

Correspondência para: Selecione qual opção você deseja para envio de correspondências para o Locatário.

Locatário: Endereço cadastrado no cadastro do Cliente

Imóvel: Endereço do Imóvel alugado

 

2 - Repasse:

Como fazer o repasse?: Selecione uma das opções abaixo:

Após x dias: O aluguel será desbloqueado e disponibilizado para repasse após os x dias corridos.

Ex: Após 5 dias do recebimento. Se o aluguel foi pago dia 15 o repasse ficará disponível para repasse no dia 21. 

 

Fixo: O aluguel será disponibilizado todo dia x. Independente da data de pagamento do aluguel.

Forma de Repasse: É a maneira que este aluguel deverá ser repassado ao Locador (Transferência Bancária, Dinheiro ou Cheque)

Caso a opção seja transferência bancária você deve informar a conta no cadastro do cliente e ter autoridade para isso. Essa é uma importante forma de trazer segurança para operação da imobiliária que deve-se ter bastante atenção.



3 - Locatário Solidário:

Possui Locatário Solidário?: Se o contrato possui mais de um locatário você pode inclui-lo rapidamente nesta opção



4 - Garantias:

A garantia locatícia já foi informada ao realizar o negocio no CRM, portanto o sistema já absorve a informação cadastrada previamente. Nesta etapa você deve complementar os dados da garantia locatícia. Também é possível inserir alguma informação complementar no campo de observações garantia.

Só é possível selecionar apenas uma garantia locatícia, conforme Lei 8.245/91 (Lei do Inquilinato)



5 - Seguro Incêndio:

 

Informe os dados do seguro contatado ou então informe que este contrato não possui seguro incêndio.

Seguradora: Informe a seguradora responsável pela apólice

Corretora de Seguro: Informe a corretora de seguro que realizou este seguro.

Número da Apólice: É o número da apólice do seguro contratado gerado pela seguradora.

Data: Data da vigência do seguro

Valor seguro: É o valor que será cobrado pelo seguro

Valor Venal do Imóvel: É valor do Imóvel precificado na Apólice do seguro como base de cálculo.

 


6 - Percentuais e taxas:

Percentuais de acréscimo:

Multas por atraso: É o valor da multa que será cobrada do Locatário pelo atraso do pagamento do aluguel (Ex: 10% ou 20% do valor do aluguel). É cobrada de forma fixa toda vez que existe atraso no pagamento do aluguel (atraso é data de pagamento > data de vencimento do aluguel). Caso a data de vencimento caia em um final de semana ou feriado (cadastrado em Configurações > Tabelas Auxiliares > ADM > Feriados) não aplica-se a multa, prorrogando-se o vencimento sem cobrança de multa para o próximo dia útil.

Juros por atraso: É o valor do Juros que será cobrada do Locatário pelo atraso do pagamento do aluguel (Ex: 1% ou 2% do valor do aluguel ao mês). É cobrada de forma pro rata die toda vez que existe atraso no pagamento do aluguel (atraso é data de pagamento > data de vencimento do aluguel). Caso a data de vencimento caia em um final de semana ou feriado (cadastrado em Configurações > Tabelas Auxiliares > ADM > Feriados) não aplica-se o juros, prorrogando-se o vencimento sem cobrança de multa para o próximo dia útil.

Correção Monetária: É o índice que vai corrigir o valor da cobrança em atrasos superiores a 30 dias.

 

Dias de Carência:

Multas: É a quantidade de dias que o Locatário poderá atrasar o pagamento do aluguel sem que haja a cobrança de multa (ex: 2, 5 dias). Para não utilizar a carência informe 0 dias

Juros: É a quantidade de dias que o Locatário poderá atrasar o pagamento do aluguel sem que haja a cobrança de juros (ex: 2, 5 dias). Para não utilizar a carência informe 0 dias

Correção Monetária: É a quantidade de dias que o Locatário poderá atrasar o pagamento do aluguel sem que haja a cobrança de correção monetária (ex: 2, 5 dias). Para não utilizar a carência informe 0 dias

 

Taxas da Imobiliária:

Taxa de Administração: É o valor que será cobrado do Locador mensalmente sobre o aluguel. Este valor poderá ser em percentual (ex: 10%) ou valor em reais (Ex: R$80,00). 

Taxa de Intermediação: É o valor que será cobrado do Locador apenas 1 vez por contrato no 1o aluguel. Geralmente é um valor maior que a taxa de administração. (Ex: 50% a 100% do valor do aluguel)

Taxa adm rescisão: É o percentual que a imobiliária recebe quando um contrato é rescindido e possui multa rescisória. (Ex: 10% ou 50% da multa rescisória)

Taxa adm Multa: É o percentual que a imobiliária recebe quando um aluguel é pago com atraso pelo locatário. Assim a imobiliária também recebe um percentual sobre o atraso do aluguel (Ex: 10% ou 50% da multa do atraso do aluguel)

Taxa adm Juros: É o percentual que a imobiliária recebe quando um aluguel é pago com atraso pelo locatário. Assim a imobiliária também recebe um percentual sobre o atraso do aluguel (Ex: 10% ou 50% do Juros do atraso do aluguel)

Taxa adm Correção Monetária: É o percentual que a imobiliária recebe quando um aluguel é pago com atraso maior que 30 dias pelo locatário. Assim a imobiliária também recebe um percentual sobre o atraso do aluguel (Ex: 10% ou 50% da correção monetário do atraso do aluguel)

13 o: Quando esta opção estiver habilitada no mês de Dezembro será cobrado automaticamente do Locador mais uma Taxa de Administração (proporcional ao tempo do contrato no ano vigente). 

Rescisão:

Informe qual é o valor e a maneira que será cobrada a multa rescisória caso haja rescisão do locatário antes do término do contrato. Selecione uma das maneiras abaixo:

a) Quantidade de alugueis (Ex: a multa é de 3 alugueis). 

b) Percentual (%) do restante do contrato (Ex: 20% do valor restante do contrato)

Assim o sistema calculará automaticamente no ato da rescisão do contrato o valor da Multa rescisória. Ambas as maneiras já estão em conformidade com a Lei do Inquilinato e fazem a cobrança de forma proporcional. (Ex: se a multa for de 3 alugueis e o locatário cumprir metade do contrato será cobrado apenas 1,5 alugueis)

 

Isenção multa rescisória: Pode-se incluir que após x meses de tempo de contrato o locatário ficará isento da multa rescisória (Ex: Contrato de 30 meses, mas após 12 meses o locatário ficará isento da multa rescisória). Assim o sistema reconhecerá automaticamente no ato da rescisão do contrato que aplica-se multa rescisória apenas nos primeiros 12 meses de contrato.

 


7 - Contas Extras 

Contas mais utilizadas 

São as contas que possuem a maior frequência de lançamentos em uma imobiliária (Ex: IPTU, Condomínio, Boleto, Seguro Incêndio e transferência bancária).

Com as contas mais utilizadas você tem um atalho para lhe lembrar de fazer o cadastro das contas extras e facilitar o lançamento. Basta clicar em converter conta extra e detalhar o lançamento da conta.

Adicionar Nova Conta Extra

 

 

Para adicionar outro grupo de Contas Extras clique no botão Adicionar Conta extra para detalhar o lançamento da conta.

8 - Anotações Gerais

Texto de Acerto de Contas

Serve como um lembrete ao fazer o acerto de contas deste contrato. (exemplo: Cobrar Vistoria assinada no próximo aluguel). Assim ao quitar o aluguel do mês seguinte o sistema irá lhe mostrar este texto de acerto de contas.

Anotações Internas

Qualquer anotação interna para se fazer sobre o contrato.

 


9 - Ativar

Agora este contrato encontra-se em Moderação. Confirme se os dados estão corretos ative o contrato, clicar em Ações > Ativar. Para Ativa-lo você deve ter autoridade.